Macronutrientes

São consumidos em grandes quantidades e por serem estruturas grandes, precisam ser divididos em partes menores para serem absorvidos pelo organismo.

São os carboidratos, proteínas e lipídeos.

Os lipídeos fornecem mais energia que os carboidratos e as proteínas: 1g de lipídeo corresponde a cerca de 9 kcal, enquanto que a mesma quantidade de carboidratos ou de proteínas apresenta aproximadamente 4 kcal.

CARBOIDRATOS

Os carboidratos incluem os açúcares, o amido e a fibra dietética. São classificados em: monossacarídeos: glicose, frutose e galactose; dissacarídeos: união de dois monossacarídeos. sacarose, lactose e maltose; polissacarídeos ou complexos: amido e fibras.

A glicose é a forma de carboidrato utilizada pelos seres humanos e outros mamíferos para obter energia e é imprescindível para a função cerebral.

Após serem digeridos, os dissacarídeos e os polissacarídeos se convertem em glicose e esta pode ser transformada em energia e/ou armazenada no músculo e no fígado na forma de glicogêncio. A necessidade de diária de carboidratos corresponde a 50 a 60% da necessidade energética do indivíduo.

Funções: principal fonte de energia do organismo; participação na oxidação das gorduras.

Fontes: Carboidrato simples: frutas (frutose), mel, leite (galactose), e açúcar.

Carboidrato complexo: tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha, inhame), cereais (arroz, trigo, milho, cevada, centeio, aveia), pães e massas.

Fibras

São provenientes das paredes dos vegetais e não são digeridas pelos seres humanos, portanto não representa uma fonte de energia. É importante para o aparelho digestivo funcione normalmente. A recomendação da ingestão de fibras para o adulto é de 20 gramas. As frutas como laranja, pêra e maçã fornecem aproximadamente 2 a 3g de fibras por unidade.

PROTEÍNAS

As proteínas se formam a partir de pequenos compostos denominados aminoácidos.

Ao ingerirmos as proteínas, elas se degradam em aminoácidos, que serão absorvidas e posteriormente servirão para formar novos tecidos.

Funções: formação e manutenção dos músculos, sangue, pele, ossos e outros órgãos e tecidos do nosso organismo. Transporte de triglicerídeos, colesterol, fosfolípedes e vitaminas liposolúveis. Formação de enzimas e hormônios. Participação no sistema imunológico.

Fontes: Todos os tipos de carnes; Leguminosas (feijões, grão-de-bico, lentilha, ervilha, soja), Leite e derivados, Ovos.

LIPÍDEOS OU GORDURAS

As gorduras incluem a manteiga, as gorduras e os óleos vegetais, são também um componente natural da carne vermelha, leite, ovos e alguns alimentos vegetais.

Recomenda-se evitar o consumo excessivo de gordura saturada (menos de 7% da energia total) para reduzir os riscos de doenças coronárianas.

Funções: Fonte de energia; Necessário para o transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis (A, O, E e K). Produção de hormônios.

Fontes: Saturadas: carnes, leite e derivados e óleo de coco. Insaturadas: Monoinsaturadas: azeite de oliva, óleo de canola, abacate e amendoim. Poliinsaturadas: óleo de milho, de soja, de girassol, de peixes.

Colesterol

É um composto essencial em todas as células. Quase todo colesterol presente no organismo é produzido no organismo (70%) e o restante (30%) são fornecidos pelos alimentos.

Funções: Faz parte de todas as membranas de todas as células; Precursor da vitamina O; Participação na produção de hormônios sexuais. Participa na oxidação das gorduras.

Fontes: Alimentos de origem animal (carnes, ovos, fígado, creme de leite, manteiga, queijos, embutidos).

fonte: Q-Vida Saudável – Informativo Nutricional da Clínica Dr. Queroz Publicado em: 03.11.2005.

Anúncios

 
%d blogueiros gostam disto: